sexta-feira, 26 de julho de 2013

Consistência

Quantos livros já leram sobre métodos que ensinam bebés a dormir? Quantas teorias sobre sono vindas de familiares, amigas que já têm filhos, amigas que ainda não têm filhos mas "ouviram dizer", vizinhos e colegas de trabalho ouviram? Quantos artigos na internet pesquisaram? Quantas tentativas frustradas?
O problema do "excesso de informação" é que vamos fazendo dos nossos bebés cobaias. Uma noite experimentamos "isto". Não resulta. Então, na noite seguinte, experimentamos "aquilo". Não resulta. Deixamos de lado as ideias peregrinas durante umas semanas. Recomeçamos mais tarde para implementar algo numa noite em que nos enchemos novamente de coragem. Obviamente, não resulta.
Qualquer que seja a forma como decidimos avançar deve estar carregada de resiliência, persistência e consistência. E depois, deve ser temperada com grandes doses de paciência, amor e muito mimo. É importante dormir? Muito. O seu bebé vai dormir se todas as noites lhe passar mensagens diferentes? Não.
O seu bebé vai dormir quando o seu dia estiver organizado de forma a que ele descanse o tempo certo. Vai dormir quando for deitado num clima que propicie ao sono, inundado de segurança, conforto e amor. E quando o fizer, vocês vão ganhar a maior batalha de todas: a certeza de que o vosso bebé se sente amado, mesmo que a mãe não esteja presente. Não há maior sentimento de segurança no mundo do que não precisar de presença física para sentir que a mãe está sempre "aqui".

Sem comentários:

Enviar um comentário